A RUA MAIS BONITA.

Minha rua é sempre a mesma. Os meus olhos é que voltam outros, diversos.


A RUA MAIS BONITA.
Rua Alziro Torres Filho, Lago São Bernardo, São Francisco de Paula, RS.

Passei horas revendo fotos das minhas viagens. Resultado da pandemia que contaminou minha liberdade de viajar livremente por aí. Tão livremente quanto o tempo e o dinheiro permitam.

Decidi identificar nas fotos a rua mais bonita do mundo. Bom, primeiro precisamos delimitar o que entendemos por mundo. Pode ser o universo todo, ou somente o planeta Terra, ou apenas o quintal de casa, o nosso pequeno mundinho.

Então deixo claro que não vamos falar de nada além do planeta Terra. Vou deixar de fora também os cinco Estados brasileiros que ainda não conheço e todos os países menos os doze que em que eu já estive.

Sobrou pouco, mas um cadinho pode ser muito. Agora vou decidir qual a rua mais bonita do mundo, do mundo que eu conheço.

Ainda falta definir o que seria uma rua mais linda do que todas. Acho que é a rua onde a lua para um tantinho a mais durante seu viajar pelo firmamento. Uma rua onde o sol goteje mais apaixonado os seus raios. Hum, difícil medir essas paradinhas lunares e essa paixão do sol.

A rua mais bonita do mundo vai ser a rua que eu decidir que seja. Contudo, isso também é difícil. Porto Alegre tem uma rua encantadora. Recife não fica atrás. Em La Paz descendo a pé ou em Lisboa olhando o bondinho… Ah aquela rua de Havana, com sua elegante decadência, adornada por tantos sorrisos amistosos. Aquela descida do pico Agudo no Ceará com o mundo desnudado por todos os lados. A paulista no domingo pela manhã. As pedras de Cusco gemendo ao pôr do sol. As curvas da Santa e Bela Catarina.

Não vou chegar a lugar nenhum. A não ser que a rua mais bonita do mundo seja a rua da minha casa quando eu retorno desses devaneios todos, com a saudade apertando os miolos. A cada vez me parece que é outra rua. Mas ela não muda nunca. Minha rua é sempre a mesma. Os meus olhos é que voltam outros, diversos. Mas sempre se enchem de encanto com esta velha rua da minha casa.

Decidido: eu tenho a rua mais bonita do mundo; do meu mundo.

Áudio: trabalhos técnicos de Ricardo Lima – FM UEL.

Acesse outro post com esta temática.

O que achou do conteúdo?
Envie uma mensagem pelo formulário abaixo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin