QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA

E nós, continuamos lá na roça, cavoucando o solo.


Qualificação em tecnologia.
Plantação de algodão em Luis Eduardo magalhães, BA.

O noticiário dá conta da falta de mão de obra na área de tecnologia. Apregoa-se que em um curto espaço de tempo poderemos ter 500 mil vagas não preenchidas. Estou lendo a notícia acomodado no assento sanitário de uma empresa. Por outro lado, está quente na minha cabeça os dizeres dos cartazes afixados nas paredes do sanitário. Solicitam não subir no vaso, jogar o papel na lixeira, dar descarga, não atirar objetos no vaso sanitário. Coisas assim.

Misturo tudo no caldeirão fervente das ideias e me pergunto: num País onde ainda são necessários tantos cartazes nos sanitários, onde é que vamos conseguir pessoas capacitadas para trabalhar com tecnologia. Nem a tecnologia do vaso sanitário ainda não foi apropriada adequadamente, a ponto de precisarmos de tantas instruções.

Passamos décadas brincando com educação e formação das pessoas e agora vamos sentir na área econômica essa escassez de qualificações. Isso é especialmente grave na área de tecnologia. O serviço pode ser feito de qualquer lugar do mundo. Ou seja, as empresas estão buscando os profissionais em outras paragens. E nós, continuamos lá na roça, cavoucando o solo.

Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima – UEL FM.

Acesse outro post com esta temática.

O que achou do conteúdo?
Envie uma mensagem pelo formulário abaixo: