DE CABEÇA PARA BAIXO.

Duas notícias parecem não ter qualquer conexão e no entanto me parecem muito ligadas, duas expressões de um mesmo momento.

Foto da Ilha Sommer. GETTY, fonte: El País.

Primeiro, os 300 moradores da ilha de Sommar na Noruega, em pleno Círculo Polar, reivindicam a abolição do tempo cronológico, medido pelo relógio, já que vivem pouco mais de dois meses do ano com luz solar contínua e restante do ano, às escuras. E olha que Sommar em norueguês significa Ilha de Verão.

Estátua erigida pelo Templo Satânico, Magnólia Films, fonte: El País.

Do outro lado do Atlântico ganha força o Templo Satânico, que em seis anos saltou de três para 50 mil seguidores, com ações provocadoras e reinvidicativas, porém inofensivas, já que não tem o perfil que imaginamos, como o de sacrifícios e tal.

O que essas duas ações tem em comum? Parece-me que o mundo como o conhecemos está sendo questionado nos seus fundamentos. Se passamos a questionar o conceito de tempo cronológico e o da dualidade bem e mal, as bases da nossas crenças estão em cheque. A democracia já vem sendo arranhada há algum tempo, mas parece ser um conceito que está acima das nossas vidas mortais, como que imposta como um valor social pela política. De fato conhecemos outras formas de governo não democráticas, como emirados, ditaduras e principados. A própria dicotomia dos gêneros tem sido questionada e posta abaixo. Contudo parece que o coletivo, observando tantas pessoas que não se enquadram na definição masculino/feminino, já estava pronta a aceitar essa ruptura, com exceção de fundamentalistas e dos que não querem ver. Mas não consigo visualizar outro momento da História onde o bem/mal ou o tempo tenham sido questionados.

Fonte: Pexel.com

Imagino que estejamos mesmo começando um novo tempo histórico. Um tempo onde o próprio Tempo vai sendo questionado e abolido.

Afinal, as sociedades mais evoluídas, resolvido as questões de qualidade de vida, segurança, ocupação … estão mesmo originando um desejo de eternidade. Ao abolir o tempo cronológico e acabar com o inferno via abolição dos crimes do diabo, parece estar integrando tudo isso. Pode ser que assim o homem passe a ser eterno, ou a sentir-se como tal.

Link para A Inesperada Ascenção do templo Satânico, Jornal El País.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/18/internacional/1560882835_445270.html

Link para Uma Ilha da Noruega Decide Eliminar o tempo, El País.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/16/internacional/1560701830_827334.html

O que achou do conteúdo?
Envie uma mensagem pelo formulário abaixo: