A AMARGA FICÇÃO CIENTÍFICA.

Podemos imaginar um futuro legal para daqui a cem anos!?


A AMARGA FICÇÃO CIENTÍFICA.

Você sabe o que é ficção científica? Claro que sabe. É aquilo de fazer especulação sobre o futuro. No fim, é uma fantasia, mas sem se utilizar do sobrenatural.

Então, começaram com isso no século XIX e continuam produzindo livros e filmes de ficção científica, até hoje.

Cachoeira Serra Azul, Rosário do Oeste, MT.

Eu lembro da família Jetson, de quando eu assistia os desenhos animados. Mas nunca gostei desse tipo de filme ou mesmo dessa literatura.

Até aí tudo ok. O problema foi que o Ricardo resolveu me perguntar porque não gosto. Ele é fã número sei lá quanto, de filmes de ficção. Além disso, ele assiste cada filme duzentas vezes.

Mas, depois de queimar uns miolos, descobri o motivo dessa quase aversão que eu tenho por ficção científica. É que, ao contrário do desenho dos Jetsons, os filmes e a literatura de ficção costumam trazer só cenários catastróficos. Isso mesmo, é muito apocalipse desembarcando no bom e velho planeta Terra.

Sabe, mesmo a ciência faz muito isso. Por exemplo, é um tal de vai acabar a água, explosão nuclear, gelo ou fogo eterno, essas paranóias aí.

Caramba, será mesmo que nunca podemos pensar num futuro legal pra daqui a cem anos? Vai lá, imagina um mundo limpo, com respeito, solidariedade. Lugares com matas preservadas, ou, tá bom: recuperadas. Um mar limpinho e sem canudinhos de refrigerantes boiando.

Meu, não é tão impossível assim. Só tem que resolver uma coisinha aqui, outra ali.

O mundo pode ser bem melhor.

É muito otimismo? Ou, por outro lado, é muito pessimismo o que estão enfiando na gente. A ponto de ficarmos convencidos de que não tem jeito mesmo. Então, se está tudo perdido, não adianta tentar nenhum outro caminho. Já era.

Talvez esse otimismo, a crença na utopia, seja a força capaz de nos mover em um outro sentido e iniciar um caminho virtuoso. Adicionalmente, até gerar uma mudança de comportamento nas pessoas. É do nosso comportamento que depende o futuro todo.


Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima – UEL FM.

Acesse outro post com esta temática.

O que achou do conteúdo?
Envie uma mensagem pelo formulário abaixo: