Quem merece respeito são as pessoas. As opiniões são enterradas pelos argumentos.
UM CAMINHÃO DE OPINIÕES.
Ouvinte, garanto que eu sou um cara tolerante. Mas finalmente cheguei a um limite. Pois descobri uma coisa que não consigo suportar. É a tal da opinião.
Pois hoje, cada um tem um caminhão de opiniões pra despejar em você. É verdade que poucos têm coragem de fazê-lo pessoalmente. Mas também vomitam opiniões a queima roupa. A maioria desova tudo via redes sociais.
E olhe que o abençoado tem opinião pra tudo.
Então você aponta um equívoco que o desavisado arrotou e ele vira uma fera. Ou seja, não admite que você o contradiga.
Você precisa respeitar minha opinião.
Esse é o bordão. Portanto, acabou o diálogo.
Compadre, comadre, eu não preciso, eu não devo respeitar sua infundada opinião. Pois não lhe devo isso. Porque me é precioso é respeitar que você externe a sua opinião. Portanto valorizo o seu direito de expressão. Ou seja, faço questão que você diga o que tem a dizer. Isso é uma coisa.
Outra coisa é respeitar o que você disse. Pois quem merece respeito são as pessoas.
Já as opiniões, as ideias, para merecerem respeito, precisam ser muito das boas. Porque a maior parte das ideias, das opiniões, merecem mesmo é serem enterradas pelos argumentos.
Tudo o que eu digo aqui, são minhas ideias, originais ou originantes de conversas, de textos, de vídeos, ou mesmo de outras ideias. Elas não merecem o seu respeito. Mas fazem jus à sua crítica, caso você não concorde com algo. E então, minha obrigação, minha sabedoria, é ouvir, avaliar e decidir se acato seus argumentos, ou não.
Mas nesse processo, é necessário que nos respeitemos. Para ser claro, você merece meu respeito e eu o seu. Já nossas opiniões, bem, essas são pra cair no moedor de carne e misturar tudo.
Só nesse movimento vamos poder repensar, reformatar e apresentar opiniões melhores. Até que sejam demolidas e construamos outras melhores. Pois opinião é para isso mesmo.
Veja que um profissional qualificado, um especialista de verdade, um entendido, não opina. Antes, fornece um parecer sobre o assunto no qual ele é um perito.
Então não me venham mais pedir para respeitar opiniões. E muito menos, respeitem as minhas opiniões.
E assim seremos mais sabidos. Não hoje, mas num dia desses.
Áudio: Trabalhos técnicos de Ricardo Lima – RÁDIO UEL.